Friday, July 24, 2015

CAÇA AO TESOURO

Este conteúdo específico foi aplicado para o 8º ano em 1 aula (50 min), e todo o espaço do colégio foi usado para a procura do "tesouro". O conteúdo aplicado foi o capítulo "A consolidação do terrítório colonial português". A sala foi dividida em 5 grupos, e cada um seguiu um trajeto diferente. Estou postando as pistas para o trajeto de apenas um grupo, para o post não ficar muito extenso. A atividade pode ser usada para os outros anos (também o apliquei no 7º ano, quando abordei o tema das Cruzadas).
As pistas abaixo são apenas demonstrativas. Não se prendam a fórmulas! Tenho certeza que outras pessoas podem imaginar pistas mais elaboradas e diferentes!

PISTA 1
A ocupação portuguesa da Amazônia foi efetivada, sobretudo, pela ação de missionários católicos, que entravam pelos rios e reuniam os indígenas em missões. Nas margens dos rios Amazônia estabeleceram-se muitos núcleos de povoamento, que deram origem às atuais cidades da região. A floresta fornecia produtos de grande valor comercial: madeira, castanha, cacau e outros. A atividade de recolher esses produtos chamava-se coleta e era praticada pelos indígenas.

Dentre os itens citados, no nosso colégio só temos a madeira, que pode ser observada nas:



PISTA 2   
Com a ajuda do livro didático, resolva a Cruzadinha e descubra a próxima pista!


1. Além do rio Amazonas e de alguns de seus afluentes, os rios mais utilizados durante a colonização portuguesa foram o rio Tietê, em São Paulo, e o rio _____________
2. Como as condições precárias dos caminhos quase não permitiam a circulação de carroças, normalmente se fazia o transporte no lombo de animais. No nordeste e no sul, o cavalo era o animal utilizado pelas pessoas com melhor condição financeira. Onde o relevo era acidentado, como nas regiões das minas, usavam-se mais a mula e o ____________
3. Eram os que construíam as casas e outras instalações dentro das missões jesuítas. Cultivavam os produtos necessários à alimentação dos moradores, caçavam, pescavam e colhiam produtos silvestres. A renda obtida com a venda de artigos fora dos aldeamentos ajudava na compra de objetos que não produziam, como ferramentas e utensílios domésticos.
4. Nome do lugar onde os jesuítas reuniam os indígenas para catequizá-los.
5. Além dos rios já citados, também foram importantes para a exploração da América portuguesa os rios São Francisco, que ligava o nordeste à região das minas, e o rio ______, que ligava o centro-oeste ao norte e ao nordeste.
6. Homens que conduziam tropas de mulas com mercadorias de outras regiões para as Gerais e para áreas do centro da colônia.
7. Paralelamente à pecuária bovina, desenvolveu-se no sul a criação de muares, animais de carga que eram vendidos para a região das minas. Ganhou importância a feira de ______, onde eram negociados os muares vindos do sul.
8. Nome do lugar onde ex chefes de tropeiros e militares (que haviam se fixado no Rio Grande do Sul) criavam gado.
9. A criação de gado teve grande importância para a América portuguesa. Fonte de alimento e força de _____ nos engenhos, o gado foi responsável pela conquista e pelo povoamento de duas áreas: o sertão nordestino e as campinas do sul.


PISTA 3

























Pista 4

Pista 5
Pista 6




1 comment: