Aprender conceitos não
precisa ser um esforço solitário. Ao mesmo tempo que os compreendemos, também
podemos enriquecer nossas interações com os colegas. Afinal, escola não é só
para engolir conteúdos! Os alunos podem aprender a conhecer, aprender a fazer,
aprender a viver juntos e aprender a ser!
A
atividade a seguir pode ser feita em uma aula de 50 min, e consiste em dividir
a turma em X grupos (dependendo do número de alunos). Para exemplificar, o
conteúdo que será introduzido será "O feudalismo no continente
europeu", para uma turma do 7º ano. As palavras escolhidas são corveia, feudo, vassalo, suserano
e banalidade. Para cada palavra, o grupo terá um pedaço de papel (neste caso, 5
pedaços).
A professora começará dizendo "eu
quero que cada grupo invente um significado MUITO CONVINCENTE para a palavra
corveia". Cada grupo deverá, então, discutir e entrar em consenso sobre
o que irão escrever no papel.
Quando todos terminarem, entregarão os papeis
para o profº (lembrando que é um papel por grupo), e este irá misturá-los,
acrescentando um 6º papel com o significado correto da palavra.
Em seguida, o profª os lerá para a turma,
um por um ("Opção nro 1: corveia é xxxxxxxx"; opção nro 2: corveia é yyyyyy").
No final da leitura, os grupos irão manifestar qual opção acreditam ser a
correta. As respostas de cada grupo serão escritas pelo profº no quadro negro,
que irá anunciar quais grupos conseguiram pontuar (o grupo que recebeu maior
nro de votos para o seu conceito inventado também pode ganhar pontos). Para cada vez que o profº anunciar qual é a opção correta, irá pedir para que os alunos a anotem no caderno (para não prejudicar o dinamismo, não escolher definições muito longas).
E é isso! Turma boa nem sempre é a mais silenciosa!
No comments:
Post a Comment