Friday, July 17, 2015

BRINCADEIRA DOS CONCEITOS



Aprender conceitos não precisa ser um esforço solitário. Ao mesmo tempo que os compreendemos, também podemos enriquecer nossas interações com os colegas. Afinal, escola não é só para engolir conteúdos! Os alunos podem aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser!

A atividade a seguir pode ser feita em uma aula de 50 min, e consiste em dividir a turma em X grupos (dependendo do número de alunos). Para exemplificar, o conteúdo que será introduzido será "O feudalismo no continente europeu", para uma turma do 7º ano. As palavras escolhidas são corveia, feudo, vassalo, suserano e banalidade. Para cada palavra, o grupo terá um pedaço de papel (neste caso, 5 pedaços). 
A professora começará dizendo "eu quero que cada grupo invente um significado MUITO CONVINCENTE para a palavra corveia". Cada grupo deverá, então, discutir e entrar em consenso sobre o que irão escrever no papel. 
Quando todos terminarem, entregarão os papeis para o profº (lembrando que é um papel por grupo), e este irá misturá-los, acrescentando um 6º papel com o significado correto da palavra.
Em seguida, o profª os lerá para a turma, um por um ("Opção nro 1: corveia é xxxxxxxx"; opção nro 2: corveia é yyyyyy").  No final da leitura, os grupos irão manifestar qual opção acreditam ser a correta. As respostas de cada grupo serão escritas pelo profº no quadro negro, que irá anunciar quais grupos conseguiram pontuar (o grupo que recebeu maior nro de votos para o seu conceito inventado também pode ganhar pontos). Para cada vez que o profº anunciar qual é a opção correta, irá pedir para que os alunos a anotem no caderno (para não prejudicar o dinamismo, não escolher definições muito longas).

E é isso! Turma boa nem sempre é a mais silenciosa!




No comments:

Post a Comment