Tuesday, June 16, 2015

INTERPRETANDO IMAGENS

A FUNÇÃO PEDAGÓGICA DAS IMAGENS NAS IGREJAS DA BAIXA IDADE MÉDIA E NOS PRIMÓRDIOS DA IDADE MODERNA

Projeto de atividade em sala de aula apresentado para avaliação da Disciplina de Fundamentos da Psicopedagogia. Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia da FACEL.

IDENTIFICAÇÃO

Colégio Cooperativa/Foz do Iguaçu
Diretora: Rosimeri Aguiar
Coordenadora: Ingrid Medeiros
Professora: Bárbara Mafei Aguilera
Turma: 7º A (11-12 anos)
Número de aulas: 2 (100 min)

















INTRODUÇÃO
Considerando-se as contribuições de Vigotsky, nesta faixa etária o aprendente já passou da fase dos pseudoconceitos e encontra-se rumo ao domínio do pensamento conceitual (ROSA, p.10).
Segundo Rosa (p. 8), Vigotsky faz uma importante distinção entre os conceitos espontâneos e os conceitos científicos. Os primeiros são formados “a partir da interação do sujeito com o mundo físico do dia a dia”, e os segundos normalmente são enunciados no ambiente formal do ensino. Vigotsky salienta que o desenvolvimento das bases psicológicas não ocorre necessariamente antes da aprendizagem de determinadas matérias, e sim “se desenvolvem numa interação contínua com suas contribuições”. Em muitas áreas, o aprendizado precede mesmo o desenvolvimento.

OBJETIVO
O aprendizado desta matéria específica deve influenciar o desenvolvimento de funções para além dos limites do conteúdo trabalhado. Pretende utilizar habilidades e conhecimentos pré-existentes no aluno, explorando sua Zona de Desenvolvimento Real, para que, assistido pelo professor, desenvolva na Zona de Desenvolvimento Proximal aspectos relacionados a um senso crítico mais apurado.

MATERIAL
·       * 15 cartolinas
·       * 30 pincéis
·       * 9 potes (250 ml) de tinta guache
·      *   Fita crepe
    

ATIVIDADE
Os alunos irão pintar nas cartolinas coisas assustadoras (demônios, monstros, criaturas nojentas, pessoas sofrendo, etc), ou o que lhes traz paz, ou alguma passagem bíblica (escolha livre).
Em seguida, a professora irá colar os trabalhos na parede da sala, simulando as paredes do interior de uma igreja da Baixa Idade Média/Início da Modernidade, e indagar o propósito daquele tipo de imagem nessas construções antigas.
Segundo Almeida, estas se propunham a provocar medo e desejo de salvação, garantindo o controle social da Igreja sobre a população; também para fins didáticos, no caso das imagens de passagens bíblicas, para a maioria analfabeta da população.

REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Marcos Renato Holtz de. A pedagogia do medo: as diversas faces do mal no cristianismo. Universidade Presbiteriana Mackenzie |CCSA – Centro de Ciências Sociais Aplicadas. http://www.mackenzie.br/fileadmin/Chancelaria/GT6/Marcos_Renato_Holtz_de_Almeida.pdf. Acesso: 23/03/2015.


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