A
FUNÇÃO PEDAGÓGICA DAS IMAGENS NAS IGREJAS DA BAIXA IDADE MÉDIA E NOS PRIMÓRDIOS
DA IDADE MODERNA
Projeto
de atividade em sala de aula apresentado para avaliação da Disciplina de Fundamentos
da Psicopedagogia. Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia da FACEL.
IDENTIFICAÇÃO
Colégio
Cooperativa/Foz do Iguaçu
Diretora:
Rosimeri Aguiar
Coordenadora:
Ingrid Medeiros
Professora:
Bárbara Mafei Aguilera
Turma: 7º
A (11-12 anos)
Número de
aulas: 2 (100 min)
INTRODUÇÃO
Considerando-se
as contribuições de Vigotsky, nesta faixa etária o aprendente já passou da
fase dos pseudoconceitos e encontra-se rumo ao domínio do pensamento conceitual
(ROSA, p.10).
Segundo
Rosa (p. 8), Vigotsky faz uma importante distinção entre os conceitos
espontâneos e os conceitos científicos. Os primeiros são formados “a partir da
interação do sujeito com o mundo físico do dia a dia”, e os segundos
normalmente são enunciados no ambiente formal do ensino. Vigotsky salienta que o
desenvolvimento das bases psicológicas não ocorre necessariamente antes da
aprendizagem de determinadas matérias, e sim “se desenvolvem numa interação
contínua com suas contribuições”. Em muitas áreas, o aprendizado precede mesmo
o desenvolvimento.
OBJETIVO
O
aprendizado desta matéria específica deve influenciar o desenvolvimento de
funções para além dos limites do conteúdo trabalhado. Pretende utilizar
habilidades e conhecimentos pré-existentes no aluno, explorando sua Zona de
Desenvolvimento Real, para que, assistido pelo professor, desenvolva na Zona de
Desenvolvimento Proximal aspectos relacionados a um senso crítico mais apurado.
MATERIAL
· * 15 cartolinas
· * 30 pincéis
· * 9 potes (250 ml) de tinta
guache
· * Fita crepe
ATIVIDADE
Os alunos irão pintar nas cartolinas coisas
assustadoras (demônios, monstros, criaturas nojentas, pessoas sofrendo, etc),
ou o que lhes traz paz, ou alguma passagem bíblica (escolha livre).
Em seguida, a professora irá colar os trabalhos
na parede da sala, simulando as paredes do interior de uma igreja da Baixa Idade
Média/Início da Modernidade, e indagar o propósito daquele tipo de imagem
nessas construções antigas.
Segundo Almeida, estas se propunham a provocar
medo e desejo de salvação, garantindo o controle social da Igreja sobre a
população; também para fins didáticos, no caso das imagens de passagens
bíblicas, para a maioria analfabeta da população.
REFERÊNCIAS
ALMEIDA, Marcos Renato Holtz
de. A pedagogia do medo: as diversas
faces do mal no cristianismo. Universidade Presbiteriana Mackenzie |CCSA –
Centro de Ciências Sociais Aplicadas. http://www.mackenzie.br/fileadmin/Chancelaria/GT6/Marcos_Renato_Holtz_de_Almeida.pdf.
Acesso: 23/03/2015.
ROSA, Paulo Ricardo da
Silva. A teoria de Vygotsky.
Departamento de Física UFMS. http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:GT7El2PXdnUJ:www.sistemas.ufrn.br/shared/verArquivo%3FidArquivo%3D1101378%26key%3D05ae11665f807059b1311305c342fb86+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso:
05/06/2015
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